Como organizar um ambiente confortável para as festas de fim de ano

445bad192078a85661b2dc76c4f2b982.jpg

Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação
Milly Rodrigues
Do NE10


É tempo de confraternizar. A temporada de festas e amigos secretos já foi aberta e agora vem chegando o momento de receber a família e os amigos para as ceias de Natal e Ano Novo. Para garantir o conforto de todos os convidados, mesmo em ambientes pequenos, o NE10 conversou com o arquiteto Zezinho Santos que deu algumas sugestões de decoração.

A primeira dica do arquiteto é não colocar muitos móveis e objetos de decoração no ambiente em que a recepção acontecerá. "É muito ruim ter que se espremer entre as coisas ou passar na frente de uma conversa para se desviar do mobiliário", opina Zezinho, lembrando que, além do desconforto, um ambiente muito "atravancado" pode causar acidentes, com pessoas caindo ou quebrando objetos.

Além disso, Zezinho conta que é preciso levar em consideração onde fica a cozinha ou buffet, deixando espaço livre dele até o local onde a festa acontece. Desse modo, o anfitrião não precisa ficar contornando mesas, sofás e poltronas a fim de que os comes e bebes cheguem nos convidados.


Sofás grandes e confortáveis comportam um grande número de pessoas

Uma opção, então, é utilizar sofás grandes e poucas peças de apoios, onde os convidados possam apoiar seus copos. "Quando a pessoa consegue colocar dois sofás grandes, um de frente pro outro, sem muito espaço entre eles, é o ideal, pois muita gente consegue ficar sentada e todo mundo consegue se ouvir", afirma.

Outro ponto destacado por Zezinho é a iluminação. Para o arquiteto, quanto mais baixa a luz, mais aconchegante fica o ambiente, o que faz com que as pessoas passe mais tempo nele. "Prefiro uma luz indireta, quebrada, que não venha do teto. Para isso, pode-se utilizar abajures e luminárias", sugere.


A meia luz deixa o ambiente mais aconchegante para os convidados 

E como as conversas são o ponto alto das confraternizações, a acústica do local também deve ser pensada. Com ou sem música de fundo, o anfitrião deve focar no conforto dos seus convidados, garantindo que eles sejam capazes de conversar sem precisar falar alto uns com os outros. Para isso, Zezinho sugere o uso de cortinas e papéis de parede com texturas. "Tecidos na parede e até no teto ajudam a reverberar o som, garantindo uma melhor acústica. Só não sugiro o uso de tapetes porque as pessoas podem derrubar comidas e bebidas nele".


É preciso garantir que haja espaço para que todos circulem facilmente

Para Zezinho, conforto deve ser a palavra-chave na hora de preparar um ambiente para uma festa. "O uso de cores e estampas está liberado, desde que seja harmonioso. O que importa é respeitar o tamanho do local e ajustá-lo de maneira que todos possam se sentar confortavelmente e conversar de maneira agradável", completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado