Casa da Rabeca comemora Natal popular com o 17º Festival de Cavalo Marinho

Foto: Ana Lira
A festa, com entrada gratuita, é um das poucas iniciativas que mantém vivo o tradicional folguedo. A Casa da Rabeca apresenta neste domingo (25), dia de Natal, a partir das 18h, mais uma de suas tradicionais festas: a 17ª edição do Encontro de Cavalo Marinho. A celebração é mais uma contribuição do espaço criado pelo saudoso Mestre Salustiano para manter vivo o folguedo natalino com atrações tipicamente nordestinas.  Estão confirmados na programação deste domingo (25): o Estrela Brilhante (Condado/PE), Estrela do Amanhã (Condado/PE), Estrela de Ouro (Condado/PE), Boi Pintado (Aliança/PE) e Boi de Ouro (Pedra de Fogo/PB).

Quem for à Casa da Rabeca para conferir as apresentações, terá a oportunidade de presenciar um verdadeiro espetáculo de cores, dança, teatro e poesia, tudo com total segurança, infraestrutura e estacionamento gratuito.  O evento conta com o patrocínio da Chesf, do Governo Federal e do Ministério da Cultura. Para fechar os festejos, a casa organiza a sua Festa de Reis, no dia 6 de janeiro, com um grande show de cultura popular.


Foto: Ana Lira

Tradicional – O Cavalo Marinho é um dos folguedos mais tradicionais de Pernambuco, destaque no período natalino, com apresentações que enchem os olhos pelo colorido, alegria e improvisação. Essa variação do Bumba-Meu-Boi reúne teatro, música, dança e poesia de uma forma harmoniosa e se caracteriza pelos movimentos variados, coreografias improvisadas e personagens divididos em categorias; animais, humanos e lúdicos, formando um elenco fantasioso. O auto é levado ao som de uma rabeca, de um pandeiro, de recos e ganzás.

Serviço:
17º Encontro de Cavalo Marinho e Festa de Reis

Local: Casa da Rabeca
(Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda)
Horário: a partir das 18h
Gratuito.
Informações: (81) 3371-8197

PROGRAMAÇÃO
Domingo (25) - Dia de Natal: Cavalo Marinho Estrela do Amanhã (Condado/PE), Cavalo Marinho Estrela Brilhante (Mestre Antônio Teles - Condado /PE), Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Biu Alexandre – Condado/PE), Cavalo Marinho Boi Pintado (Mestre Grimário – Aliança/PE) e Cavalo Marinho Boi de Ouro (Mestre Araújo - Pedra de Fogo/PB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife