CCC exibe filmes sobre a Bahia

No ano de 2010, o coletivo audiovisual brasileiro comemorou os 100 anos do cinema baiano através do lançamento de uma caixa com 12 Dvd´s intitulada Bahia: 100 Anos de Cinema, composta por 30 títulos. O Curta Doze e Meia abre espaço para a boa parte dessas produções,  a partir da próxima quinta-feira (3), iniciando com a temática do mês de novembro: Bahia. Neste dia, a programação é composta pelos vídeos 10 centavos, A Morte das Velas do Recôncavo, Um dia na rampa e O Pátio. Após a exibição, haverá um bate-papo descontraído com o público presente. As sessões ocorrem todas as quintas-feiras, no auditório do Centro Cultural Correios (CCC), sempre às 12h30, com entrada gratuita.

Conecte-se com o Curta Doze e Meia:
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia

Vídeos a serem exibidos:

10 centavos
Diretor: Cesar Fernando de Oliveira
Fic: 19min, 2007

Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.

A Morte das Velas do Recôncavo
Direção: Guido Araújo
Doc: 23min, 1976

O filme documenta o desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de todos os santos, que, durante séculos, constituiu destacado componente plástico ou estético do paisagismo baiano, além de desempenhar uma importante função econômica.

Um dia na rampa
Direção: Luiz Paulino dos Santos
Doc: 09min, 1957

Um dia na rampa do mercado modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do recôncavo trazendo produtos para comércio na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme, rodado em 1955.

O Pátio
Direção: Glauber Rocha
Exp: 11min, 1959

Duas figuras humanas jogadas sobre um pátio em preto e branco, compondo um jogo de metamorfoses, símbolos e montagens dialéticas.

Serviço:
Cineclube Curta Doze e Meia
BAHIA
Dias 3, 10, 17 e 24 de novembro
Todas as quintas-feiras, às 12h30
Entrada gratuita.
Local: Auditório do Centro Cultural Correios (CCC)
Av. Marquês de Olinda, 262, no Bairro do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife